Reconstruindo Confianças: A Nova Engenharia das Obras Públicas Do Papel ao Canteiro: O Desafio da Boa Obra Pública Novas Regras, Novos Desafios, Novas Soluções

De 27 à 29 de Abril de 2026

inscreva-se

Sobre o curso

Seminário Híbrido

Reconstruindo Confianças: A Nova Engenharia das Obras Públicas

Do papel ao canteiro: o desafio da boa obra pública

Novas regras, novos desafios, novas soluções

27 A 29 DE ABRIL DE 2026 .  24 HORAS . BRASÍLIA . DF

 

As obras públicas são o alicerce visível do desenvolvimento de um país. São elas que conectam pessoas, impulsionam economias locais, melhoram serviços públicos e constroem legados duradouros. Mas, na era da informação, da sustentabilidade e da transparência, construir bem vai muito além do concreto. Obras públicas são mais que estruturas de concreto e aço. São pontes que unem comunidades, escolas que formam gerações, hospitais que salvam vidas, estradas que impulsionam o desenvolvimento. Cada projeto concluído com responsabilidade é um ato de cidadania; esse é o senso de propósito que nos reúne neste evento.

Vivemos um momento de transformação. A Lei nº 14.133/2021, a busca por maior eficiência, a valorização da sustentabilidade e o avanço tecnológico com a aplicação da inteligência artificial nos convidam a repensar a forma de planejar, contratar e fiscalizar obras públicos. É um novo tempo, que exige gestão técnica, integridade nas decisões e coragem para inovar.

O Seminário RECONSTRUINDO CONFIANÇAS: A NOVA ENGENHARIA DAS OBRAS PÚBLICAS nasce com o propósito de reunir gestores, engenheiros, fiscais de contratos, controladores e especialistas para discutir os novos paradigmas da contratação e da execução de obras públicas em nosso país.

Em um cenário de grandes mudanças normativas e desafios de eficiência e eficácia, o evento propõe um olhar moderno, técnico e inovador sobre temas como: orçamentação, gestão de risco, definição do regime de execução, análise de aditivos, seguro-garantia com cláusula de retomada, entre outros, com a utilização de instrumentos modernos de inteligência artificial, levando em consideração a jurisprudência do Tribunal de Contas da União.

Prepare-se para 3 dias de debates, palestras e muito networking de alto nível, com palestrantes reconhecidos nacionalmente e experiências práticas que ajudam a transformar teoria em ação. Participando deste evento, você terá: atualização sobre as exigências da nova Lei, conhecimento de ferramentas de inovação e controle, ampliação de sua rede de contatos, possibilidade da descoberta de novos caminhos para a obtenção de obras com mais qualidade, eficiência e transparência.

Participe deste Seminário e faça parte da transformação que o Brasil precisa – uma obra de boas ideias, boas práticas e bons resultados.

Objetivos

O Seminário objetiva fazer evoluir o conhecimento e a competência de todos os servidores da administração pública que participam de processos de contratação de obras e serviços de engenharia, através de novos conhecimentos, do esclarecimento de dúvidas, da discussão sobre questões polêmicas, da interação com os colegas e com os Palestrantes, estabelecendo uma rede de relacionamentos que possibilite sejam eliminados os entraves e os problemas rotineiramente observados no importante segmento da contratação e da fiscalização da execução.

inscreva-se

Público-alvo

Servidores públicos que trabalham em processos de contratação de obras e serviços de engenharia, participando, direta ou indiretamente, dos atos preparatórios e executórios, como os engenheiros, os arquitetos, os membros da consultoria jurídica e do controle interno, os integrantes dos setores financeiros, os dirigentes, ordenadores de despesas e toda a alta administração.


×

Palestrantes

Paulo Sergio Monteiro Reis

Engenheiro civil e advogado, com experiência de mais de 47 anos na administração pública, direta e indireta, onde exerceu cargos como Diretor do Departamento de Engenharia, Diretor-Geral de Tribunal Eleitoral, Assessor Especial da Presidência de Tribunal de Justiça, Diretor de Controle Interno, Presidente de Comissão Permanente de Licitações e Pregoeiro, entre outros. É coautor do livro LICITAÇÕES PÚBLICAS – HOMENAGEM AO JURISTA JORGE ULISSES JACOBY FERNANDES, sendo autor de mais de uma centena de artigos nas melhores publicações do ramo. Ministra cursos sobre licitações e contratos administrativos em todos os seus enfoques. Recentemente participou do lançamento do livro “101 dicas sobre o pregão”.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5262510185234150  

Jonas Lima

Especialista em Advogado e Consultor Jurídico em Licitações e Contratos Administrativos

Advogado e consultor jurídico com experiência de 24 anos em licitações e contratos administrativos, em certames nacionais e internacionais. Ex-Professor de Direito Administrativo da UDF. Pós-graduado em Direito Público pelo IDP. Ex-assessor da Presidência da República (Controladoria-Geral da União). Palestrante em mais de 130 eventos sobre licitações, com mais de 5.000 participantes treinados em 18 Estados brasileiros, além de eventos internacionais em Nova Iorque, Washington, Miami, Houston, Boston, Hong Kong e Buenos Aires. Autor de 5 (cinco) livros, incluindo "Governança de TI Aplicada a Administração Pública" e "International public bidding in Brazil / Licitação Pública Internacional no Brasil", co-autor do guia da Câmara Americana - AMCHAM How to do Government Contracts in Brazil.

Rafael Jardim Cavalcante

Auditor Federal de Controle Externo, é o atual Secretário de Combate à Corrupção do TCU. Coautor dos livros "Obras Públicas: comentários à jurisprudência do TCU" - 3ª Edição, "O RDC e a Contratação Integrada na prática", "Lei Anticorrupção e Temas de Compliance" e "O Controle da Administração Pública na Era Digital". No TCU desde 2005, foi também titular da Secretaria Extraordinária de Operações Especiais em Infraestrutura, unidade responsável pela condução dos processos relacionados à Operação Lava Jato. Foi ainda Diretor da área técnica responsável pela fiscalização de rodovias. Ocupou os cargos de Secretário de Fiscalização de Infraestrutura de Petróleo e também de Fiscalização de Obras de Energia. Coordenou as fiscalizações do TCU atinentes à Copa do Mundo de 2014. Na área de combate à corrupção e integridade, palestrou em eventos internacionais da ONU, OCDE, além de treinamentos para auditores das Controladorias Gerais de diversos países na América Latina. Palestrante e conferencista em temas afetos à engenharia de custos para o setor público, ao Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), Compliance, Integridade e a licitações e contratos de obras e serviços de engenharia. Formado em engenharia civil pela Universidade de Brasília, trabalhou por mais de dez anos na coordenação de projetos e execução de obras na iniciativa privada.

Igor Lourenço

Procurador federal, especialista em Direito Público. Durante sua trajetória, exerceu diversos cargos na Procuradoria-Geral Federal como procurador-chefe da Procuradoria Federal do Amapá, subprocurador regional federal da 1ª Região, coordenador-geral de Assuntos Jurídicos do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), chefe de gabinete da Procuradoria-Geral Federal, Gerente Jurídico na Funpresp, além de Procurador-chefe e Diretor Executivo da Susep (Superintendência de Seguros Privados). Atualmente, Lourenço exerce o cargo Subprocurador-Geral Federal, desde janeiro de 2023.

Investimento

Presencial R$ 4.850,00 | Online R$ 3.590,00


inscreva-se

Materiais inclusos

Presencial

06 Coffee break, Material de Apoio, Apostila impressa com conteúdo exclusivo do seminário e *certificado com carga horária (Em PDF em seu e-mail).

Online

Apostila com conteúdo exclusivo do seminário em seu e-mail e *Certificado com carga horária (Ambos no formato PDF).

Programação

DIA 27 – SEGUNDA-FEIRA 

08h às 08h25 

CREDENCIAMENTO

08h30

ABERTURA DO SEMINÁRIO E INÍCIO DAS PALESTRAS

DIA 27 – SEGUNDA-FEIRA - PALESTRAS 

08h30 às 10h30

ORÇAMENTO NA CONTRATAÇÃO INTEGRADA: UMA FORMA INTELIGENTE DE ELABORAR

Rafael Jardim  

- Elementos mínimos de anteprojeto e sua relação com o orçamento

- Obrigações de meio, obrigações de fim e a forma de orçá-las

- Tipos de orçamento

- Formas de orçamento paramétrico

- Referências de orçamento paramétrico

- Oportunidades de uso da IA em orçamentos paramétricos

- Matriz de ricos e o custo da incerteza

- Metodologia empírixo-estatistica de orçamento de contingências. 

10h30 às 10h50

Intervalo Coffee break manhã

10h50 às 12h30

O EQUILÍBRIO DA EQUAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA: UMA IMPOSIÇÃO CONSTITUCIONAL

Paulo Reis 

- O que é a equação econômico-financeira.

- Como ela é formada.

- O ditame constitucional sobre o equilíbrio.

- Equilíbrio da equação: faculdade ou obrigatoriedade?

- Entendimentos doutrinários.

- As formas de desequilíbrio.

- A manutenção do equilíbrio ao longo da execução contratual.

- Eventos que podem desequilibrar a equação.

- Forma de recompor o equilíbrio e suas consequências.

- Entendimentos jurisprudenciais. 

12h30 as 14h

Intervalo Almoço

14h às 15h50

GESTÃO DE RISCO EM OBRAS: DO PROJETO AO CONTRATO

Rafael Jardim 

- Mapeamento de riscos como parte obrigatória do planejamento;

- Diferença entre matriz de riscos e mapa de riscos.

- Exemplo de elaboração de matriz de riscos com auxílio de IA.

- Exemplo de elaboração de mapa de riscos com iso da IA

- Etapas do mapeamento de riscos segundo a IN 5/2017.

- Momentos para elaboração e atualização do mapa de riscos.

- Exemplos de tratamento de riscos nas fases licitatória e de fiscalização. 

15h50 às 16h10

Intervalo Coffee break tarde

16h10 às 18h

MANUTENÇÃO PREDIAL: FORMAS EFICIENTES DE CONTRATAÇÃO

Paulo Reis 

- Importância da manutenção predial.

- Formas de contratação e suas consequências.

- Contratos de resultado e contratos de disponibilidade de pessoal.

- Contratação sob demanda.

- Contratação como serviço contínuo.

- Contratação como registro de preços.

- A questão dos materiais e sua previsibilidade.

- Critérios de julgamento nas contratações de manutenção predial.

- Entendimentos jurisprudenciais. 

DIA 28 – TERÇA-FEIRA - PALESTRAS 

08h30 às 10h30

REGIME DE EXECUÇÃO: ESCOLHA DISCRICIONÁRIA OU VINCULADA?

Paulo Reis  

- A importância da programação orçamentária no planejamento de obras.

- O papel dos gestores para evitar sobrepreço e superfaturamento.

- A atuação do Tribunal de Contas na União no controle de obras públicas.

- Os riscos para os gestores.

- O comprometimento de todos os envolvidos na gestão dos riscos licitatórios e contratuais. 

10h30 às 10h50

Intervalo Coffee break manhã

10h50 às 12h30

TCU, SOCIEDADE E GESTORES: QUEM CUIDA DOS RECURSOS PÚBLICOS

Rafael Jardim 

- Princípios fundamentais de prestação de contas dos serviços públicos.

- Transparência e motivação como princípios licitatórios.

- Principais práticas de transparência e prestação de contas em licitações e contratos de obras e serviços de engenharia.

- Práticas de transparência exigidas na Lei 14.133/2021 em obras e serviços de engenharia.

- Práticas de integridade e compliance associadas ao accointsbility e transparência.

- Práticas de participação cidadã em representação aos tribunais de contas.

- Novas ferramentas de participação cidadã na fiscalização de obras e serviços de engenharia.

- Painel de obras paralisadas.

- Obrasgov.br 

12h30 as 14h

Intervalo Almoço

14h às 15h50

ENTRE O REMANESCENTE E A NOVA LICITAÇÃO: DECIDINDO O FUTURO DA OBRA PARADA

Jonas Lima 

- Diagnóstico: Panorama das obras paralisadas no Brasil segundo o TCU.

- Consequências: Implicações jurídicas, patrimoniais e o dever de zelar pela estrutura inacabada.

- Análise de vantajosidade: Considerações iniciais sobre a tomada de decisão entre contratar o remanescente ou licitar novamente.

- Contratação do remanescente: Requisitos, riscos e o procedimento adequado para convocar o próximo colocado.

-  Nova licitação: Quando se torna o caminho adequado e eventuais correções de situações problemáticas do projeto original.

- Uso de tecnologia para comparação e decisão pelo gestor.

- Gestão de obras resiliente: Estratégias proativas para evitar futuras paralisações, com foco em planejamento e gestão de riscos. 

15h50 às 16h10

Intervalo Coffee break tarde

16h10 às 18h

ANÁLISE DE ADITIVOS COM USO DE IA

Rafael Jardim 

- Limitações do uso de IA.

- Tipos de aditivo contratual e a questão de alteração do objeto.

- Tipos de reequilíbrio econômico-financeiro.

- Teoria das áleas.

- Teoria da imprecisão.

- Onerosidade excessiva.

- Aditivos retroativos.

- Montagem de algoritmo para análise de aditivos.

- Montagem de prompt para análise de aditivos.

- Exemplo de uso de IA par auxiliar na análise de aditivos. 

DIA 29 – QUARTA-FEIRA - PALESTRAS 

08h30 às 10h30

 

O SEGURO-GARANTIA E A CLÁUSULA DE RETOMADA NAS OBRAS PÚBLICAS: NECESSIDADE DE ATENDIMENTO ÀS REGRAS LEGAIS

Igor Lourenço 

Gestão de Riscos

- O que é?

- Para que serve?

- Principais etapas de um plano de ação (em gestão de riscos).

Garantias contratuais na lei 14.133/21

- Depósitos em dinheiro ou títulos.

- Fiança bancária.

- Títulos de Capitalização.

- Seguro garantia.

Teoria geral do seguro (código civil x lei geral do seguros)

- Características do seguro.

- Regulação do seguro no Brasil.

- Tipos de seguros:

por lei:

- Seguros de danos.

- Seguros de pessoas.

Separação por regulação:

- Seguros massificados x seguros de grandes riscos.

- Resolução CNSP 409/21.

Seguros em Espécie

- Seguro garantia em detalhes.

- Conceitos básicos(o que é, para que serve, como deve ser incluído, formas de solicitação, execução da garantia).

Cláusula de retomada (PerformanceBond) da Lei 14.133/21

- Características.

- Requisitos e exigências legais.

- Principais vantagens.

- Pontos de atenção.

- Experiência internacional.

- Atualizações (incluindo exemplos e discussões de casos práticos). 

10h30 às 10h50

Intervalo Coffee break manhã

10h50 às 12h30

O SEGURO-GARANTIA E A CLÁUSULA DE RETOMADA NAS OBRAS PÚBLICAS: NECESSIDADE DE ATENDIMENTO ÀS REGRAS LEGAIS

Igor Lourenço 

(Continuação) 

12h30 as 14h

Intervalo Almoço

14h às 15h50

FISCALIZAÇÃO INTELIGENTE DOS CONTRATOS DE OBRAS PÚBLICAS COM A UTILIZAÇÃO DE NOVOS ARTEFATOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Jonas Lima 

- Considerações iniciais: Fiscalização inteligente e escopo do contrato.

- Marcos legais – Lei nº 14.13321, Lei 13.3032016 e jurisprudência do TCU.

- Governança de dados da obra: RDO, medições e importância da cadeia de evidências.

- LGPD e cautelas: Ética e responsabilização no uso de IA.

- Checklists e assistentes: Ferramentas de compliance contratual.

- Tratamento de processos com OCR: Incluindo documentos, editais, contratos e aditivos.

- Diretrizes sobre fotosvídeos: Drones e aplicações combinadas com IA.

- Modelos preditivos: Avaliações de custo, prazo, qualidade, riscos, incluindo dashboards. 

15h50 às 16h10

Intervalo Coffee break tarde

16h10 às 18h

FISCALIZAÇÃO INTELIGENTE DOS CONTRATOS DE OBRAS PÚBLICAS COM A UTILIZAÇÃO DE NOVOS ARTEFATOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Jonas Lima 

(Continuação)

Carga horária: 24 (vinte e quatro) horas

Horário: Das 08h30 às 12h30 | 14h às 18h

Indique um amigo

FICHA DE INSCRIÇÃO

Preencha as informações abaixo para inscrever-se!

Cursos Realizados

Servidores Capacitados

Órgãos Públicos Atendidos

Temas ofertados

Nós podemos ligar para você!

Dúvidas ou quer saber mais sobre nossos treinamentos InCompany?

Entre em contato conosco!

Cursos relacionados

Elaboração de Artefatos de Planejamento da Contratação por meio de Inteligência Artificial - Manual Prático na Administração Pública

02 à 06 de Março de 2026

Elaboração de Artefatos de Planejamento da Contratação por meio de Inteligência Artificial - Manual Prático na Administração Pública

Curso Online

Elaboração de Artefatos de Planejamento da Contratação por meio da Inteligência Artificial 

Manual Prático na Administração Pública

02 A 06 DE MARÇO DE 2026 . 20 HORAS

Com as recentes novidades anunciadas pela Secretaria de Gestão e Inovação (SEGES), do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), 2024 representa um marco para as aquisições de bens e serviços na Administração Pública. As contratações e aquisições contam, agora, com novos modelos de compras, além de procedimentos inovadores com o advento da nova Lei nº 14.133 de 1 de abril de 2021.

O New Public Management tende a morrer e dar espaço a uma nova era de governança digital, denominada “Digital-Era Governance”. Esse novo paradigma se vale dos avanços tecnológicos e tem como objetivo torná-los centrais nas ofertas dos serviços públicos. Ou seja, a tecnologia deixa de ser um instrumento que possibilita ganhos de eficiência para se tornar uma solução que ajuda a moldar o próprio serviço público.

Em primeira análise, o New Public Management deixou de ser novo configurando-se, reconhecidamente, em um modelo de meia-idade, o qual, aplicado na realidade burocrática contemporânea, pode gerar adversidades nos resultados esperados. Torna-se urgente reverter esse déficit, enfatizando que a Tecnologia da Informação e os Sistemas de Informação são mecanismos chaves para a continuidade da racionalização dos processos da administração pública na década de 2020.  O futuro chegou. Naturalmente, destaca-se a grande importância que a Inteligência Artificial assume na nova maneira de interagir com os cidadãos e os consumidores de serviço público;

Esta Capacitação trabalhará, de forma ampla, prática e didática, a elaboração de artefatos de planejamento da contratação por meio de inteligência artificial.

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

02 à 06 de Março de 2026

Saiba mais

Obras que transformam: Eficiência, Sustentabilidade e Inovação no Sistema S Analisando as regras para contratação de seguro-garantia com cláusula de retomada O novo paradigma da engenharia institucional no setor paraestatal

10 à 12 de Março de 2026

Obras que transformam: Eficiência, Sustentabilidade e Inovação no Sistema S Analisando as regras para contratação de seguro-garantia com cláusula de retomada O novo paradigma da engenharia institucional no setor paraestatal

Evento Híbrido

Seminário Nacional de Obras para o Sistema S

Obras que transformam: Eficiência, Sustentabilidade e Inovação no Sistema S

Analisando as regras para contratação de seguro-garantia com cláusula de retomada

O novo paradigma da engenharia institucional no setor paraestatal

10 À 12 DE MARÇO DE 2026 .  24 HORAS . BRASÍLIA . DF

O Seminário Nacional de obras e serviços de engenharia para as Entidades do Sistema S chega à sua 8ª edição, firmando-se como um evento inigualável, com características específicas para o atendimento a esse importante setor da economia brasileira. Liberadas das amarras da Lei Geral de Licitações e Contratos da administração pública direta, autárquica e fundacional, e até mesmo dos ditames da lei específica das empresas estatais, as Entidades do Sistema S podem, através de regulamentação própria, estabelecer as suas normas específicas, mais flexíveis, mais modernas, mais atualizadas. Isso, no entanto, não representa uma liberdade total: livres das leis gerais, as Entidades estão, no entanto, submetidas ao controle do Tribunal de Contas da União, considerando que, como organizações paraestatais, utilizam parcelas de recursos advindos da sociedade e, como tal, precisam atuar sob formas pré-estabelecidas e precisam prestar contas de suas atividades

Na atividade específica das obras e serviços de engenharia, essas Entidades estão, adicionalmente, sujeitas às normas que regem as atividades de engenharia e arquitetura em nosso país, profissões regulamentadas, controladas pelas respectivas entidades de classe. Isso acaba por trazer regras adicionais, que também precisam ser necessariamente observadas para evitar embaraços aos seus dirigentes e colaboradores em geral.

Inegáveis as novidades trazidas nesta edição do Seminário. Aliado às inovações trazidas ao mundo jurídico, ao mundo tecnológico em geral e, notadamente, ao mundo da engenharia / arquitetura, o Seminário incorporou as necessidades reveladas pelos participantes dos eventos realizados nos anos anteriores, apresentando, agora, um conjunto de palestras com temas muito atualizados, frequentemente demandados e que indicam novos caminhos a serem adotados, para o melhor atendimentos dos interesses do Sistema S, para satisfazer as determinações do controle externo e para alcançar os melhores resultados econômicos e financeiros.

Nesse sentido, teremos Palestras com temas como a aplicação do seguro-garantia, com a particularidade da cláusula de retomada, a questão dos preços muitas vezes reduzidos obtidos nas licitações, a gestão de risco e o seu peso no equilíbrio da equação econômico-financeira, as formas de contratação da manutenção predial, entre outros temas. E, para apresentá-los, a PREMIER TREINAMENTOS contará com a melhor equipe de profissionais, considerando a competência e a expertise. Para completar as condições necessários ao atingimento do pleno sucesso, teremos sua presença, colaborador do Sistema S, pessoas sempre muito competentes e que procuram aprender cada dia mais.

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

10 à 12 de Março de 2026

Saiba mais

Uso da Inteligência Artificial para Obras e Serviços de Engenharia: Planejamento, Orçamento e Fiscalização

16 à 18 de Março de 2026

Uso da Inteligência Artificial para Obras e Serviços de Engenharia: Planejamento, Orçamento e Fiscalização

CURSO ONLINE

 Uso da Inteligência Artificial para Obras e Serviços de Engenharia:

Planejamento, Orçamento e Fiscalização 

16 A 18 DE MARÇO DE 2026 . 16 HORAS 

Leis 14.133/2021 e 13.303/2016 e com elas, novas ferramentas, conceitos, terminologias e desafios. A Lei das Estatais já propõe a melhora da governança para toda a empresa pública e sociedade de economia mista. A Nova Lei de Licitações, propondo a aplicação concreta de diversos conceitos de governança, especificamente para as licitações e os contratos. Em todas elas, uma grande importância à etapa de planejamento! ELABORAÇÃO DE ESTUDOS TÉCNICOS PRELIMINARES, PLANO ANUAL DE CONTRATAÇÃO, GESTÃO DE RISCOS; afora toda a técnica para a construção do ORÇAMENTO e elaboração de PROJETOS; e sem esquecer, ainda, os permanentes desafios na seara da fiscalização e recebimento da obra.

Em paralelo, florescem as ferramentas, o uso e as oportunidades a partir da INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. As perspectivas são infinitas, tantas quantas a necessidade e a criatividade do usuário assim o permitir. Uma oportunidade ímpar para, COM RESPONSABILIDADE, tornar mais preciso, ágil e eficiente os afazeres processuais exigíveis na administração pública.

Pesquisas de preço, comparação de alternativas, sugestões de solução, antevisão de riscos, tratamento de dados, revisão de peças técnicas, consultor, analista jurídico: propõe-se, em oficinas pari passu, demonstrar e descobrir possibilidades.

Este curso, pois, sugere ao participante o manejo prático, contextualizado e organizado aos mais variados tópicos relacionados a todas essas novidades, especificamente voltadas às etapas de planejamento, orçamentação e fiscalização de uma contratação de obra pública: Plano Anual de Contratações, Estudos Técnico-Preliminares, Gestão de Riscos, estudo de viabilidade, orçamento, fiscalização e recebimento do objeto.

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

16 à 18 de Março de 2026

Saiba mais

Pesquisa de Preços para contratações de TIC com apoio de IA

23 à 24 de Março de 2026

Pesquisa de Preços para contratações de TIC com apoio de IA

  Curso Online

Pesquisa de Preços para contratações de TIC com apoio de IA

 23 E 24 DE MARÇO DE 2026 .  16 HORAS

A capacitação proposta atende à necessidade de aperfeiçoamento do público-alvo em temas e questões atinentes à Pesquisa de Preços para Contratações de TIC, em consonância com os referenciais normativos mais atualizados que regem o tema, proporcionando reflexões e consolidação de conhecimentos, e assim assegurando exercício competente de atribuições dos agentes públicos envolvidos.

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

23 à 24 de Março de 2026

Saiba mais

Obras Públicas e Manutenção Predial para o Poder Judiciário de acordo com as resoluções CNJ 114/2010 e CSJT 70/2010

27 à 29 de Abril de 2026

Obras Públicas e Manutenção Predial para o Poder Judiciário de acordo com as resoluções CNJ 114/2010 e CSJT 70/2010

Curso Online

 

     Obras Públicas e Manutenção Predial para o Poder Judiciário de acordo com as resoluções CNJ 114/2010 e CSJT 70/2010

                 27 A 29 DE ABRIL DE 2026 . 24 HORAS

Não bastasse a complexidade intrínseca de se planejar, licitar, contratar e fiscalizar obras e serviços de engenharia no setor público, o Poder Judiciário possui particularidades próprias que precisam ser individualmente discutidas e tratadas.

A grande quantidade de demandas e imóveis a cuidar, afora novas unidades em construção – frente a uma equipe limitadas de servidores lotados nas unidades de engenharia e arquitetura – impõem um risco muito próprio na maneira como se planeja, se licita e se fiscaliza essas empreitadas.

O próprio planejamento conta com um rito particular nas Resoluções CNJ 114/2010 e CSJT 70/2010, coma dinâmica única de governança e aprovação, com programas de necessidades são regrados por uma regulamentação igualmente sui generis. A dinâmica decisória, com gestões formadas, via de regra, de dois em dois anos, exigem um planejamento singular.

A fragmentação de demandas – ou, de outro lado, a não rara realização de obras de vulto – tornam igualmente diferente as formas de orçar e receber os serviços, tanto em obras em andamento, como (principalmente) as ordens de serviço prevenientes da manutenção predial.

Enfim, frente a um grande espaço de aprendizado e debate, um seminário montado especialmente para servidores do poder judiciário que militam nas áreas de engenharia e arquitetura – sem esquecer dos consultores jurídicos e demais agentes que trabalham nas licitações, contratos e controle interno. Imperdível.

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

27 à 29 de Abril de 2026

Saiba mais

Gestão e Manutenção Estratégica de Frota de Veículos - Governança e Administração -

07 à 08 de Maio de 2026

Gestão e Manutenção Estratégica de Frota de Veículos - Governança e Administração -

Curso Híbrido

 GESTÃO E MANUTENÇÃO ESTRATÉGICA DE FROTA DE VEÍCULOS

 - Governança e Administração -

07 E 08 DE MAIO DE 2026 .  16 HORAS . CURITIBA/PR


O gerenciamento eficaz de transportes e frotas exige conhecimentos, qualificação e atualização contínua, para trabalhar com custos cada vez menores, sem comprometer a qualidade do resultado da operação, e consequentemente, a segurança e a satisfação dos operadores, do usuário e do cliente. Qualidade e produtividade formam a base para o aumento da eficiência, também na administração de transportes e veículos.

Para as instituições e empresas públicas, isso levará melhores resultados, contribuindo para o cumprimento de seu papel na gestão pública. Para a administração pública, implicará em gastos menores, e na manutenção de uma frota de maior vida útil, com amplos benefícios para comunidade. Para essa administração eficiente e eficaz, é imprescindível o estabelecimento de uma estrutura organizacional sistêmica de cada unidade da área de transporte, conjugando-as com as suas respectivas missões. Grande parte das decisões estratégicas da gestão de uma frota tem como pontos de análise, a problemática do controle e redução dos custos operacionais dos veículos, os sistemas de manutenção, bem como o Planejamento e formação da frota de veículos.

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

07 à 08 de Maio de 2026

Saiba mais

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

HostFirewall