Impactos da Reforma Tributária no Orçamento de Obras e no BDI

De 26 à 28 de Outubro de 2026

inscreva-se

Sobre o curso

Curso Online

Impactos da Reforma Tributária no Orçamento de Obras e no BDI

26 a 28 de outubro de 2026 . 16 horas

A reforma tributária virou a chave do orçamento de obras públicas. Com a chegada de CBS e IBS, a lógica de bases, créditos e não cumulatividade altera o coração do BDI — e exige um olhar cirúrgico sobre cada planilha orçamentária. Este curso mostra, de forma prática, como entender os efeitos da reforma e, dado conhecimentos específicos da engenharia de custo, como orçar novas obras e calcular eventual reequilíbrio dos contratos em andamento. Voltado a orçamentistas do setor público, o treinamento parte do zero: retomamos conceitos essenciais (custos diretos, indiretos e BDI), situamos o cenário jurídico (Decreto 7.983/2013 e jurisprudência do TCU) e, a partir daí, abrimos a caixa de ferramentas para recalcular com segurança na transição. 

Objetiva-se realizar um “esquartejamento” de custos: mão de obra (salários, encargos sociais e complementares), equipamentos (custo horário completo), materiais (cadeia e IVA embutido) e indiretos (mobilização, canteiro e administração local). Tudo conectado à mecânica de créditos e à não cumulatividade. 

Na prática, em tema de doutrina e jurisprudência ainda inexistentes, procura-se construir com os participantes a forma de como apurar tributos que incidem nos insumos e no faturamento, como somá-los corretamente na planilha, calculando o BDI obra a obra (via centro de custo). O objetivo é claro: planilhas coerentes, auditáveis e preparadas para alterações e questionamentos. Aborda-se, também, a desoneração da folha (Lei 12.546/2011 e alterações), demonstrando seus efeitos no novo BDI, ano a ano, até 2028. Vislumbra-se entender como a desoneração afeta a orçamentação e o cálculo do “novo BDI”. 

Mas: o curso ausculta como realizar o reequilíbrio econômico-financeiro pós-reforma: nos termos, da lei, haja vista o potencial impacto no valor final dos empreendimentos, discute-se metodologia objetiva para quantificar impactos em BDI, materiais, mão de obra e equipamentos, considerando as regras de transição. Se você elabora, revisa ou fiscaliza orçamentos de obras públicas, esta é a sua atualização essencial. O curso entrega método, transparência e segurança técnica — para que suas planilhas reflitam a nova realidade tributária, sem sustos.

Objetivos

- Situar os participantes sobre os principais impactos na reforma tributária no setor de engenharia;

- Explorar a forma e as regras de transição da reforma tributária;

- A partir do impacto, avaliar o impacto das novas regras nos orçamentos de obras públicas;

- Esmiuçar o conceito de BDI e de custos indiretos, bem como seus diversos componentes de custo (mobilização/desmobilização, instalação do canteiro, administração local) para entender e aplicar os impactos da reforma;

- Esmiuçar os componentes de custo de mão de obra (salários, encargos sociais e encargos complementares), para entender e aplicar os impactos da reforma;

- Apresentar os principais conceitos de reequilíbrio econômico financeiro;

- Entender e dominar como realizar o reequilíbrio econômico-financeiro quando da plena vigência da reforma tributária, ano a ano;

- Construir com os participantes entendimentos sobre o assunto.

inscreva-se

Público-alvo

Fiscais de contrato, membros de comissão de licitação, auditores, consultores jurídicos, ordenadores de despesa, orçamentistas de obras públicas, engenheiros, arquitetos, advogados e estudantes.


×

Palestrante

Rafael Jardim Cavalcante

Auditor Federal de Controle Externo, é o atual Secretário de Combate à Corrupção do TCU. Coautor dos livros "Obras Públicas: comentários à jurisprudência do TCU" - 3ª Edição, "O RDC e a Contratação Integrada na prática", "Lei Anticorrupção e Temas de Compliance" e "O Controle da Administração Pública na Era Digital". No TCU desde 2005, foi também titular da Secretaria Extraordinária de Operações Especiais em Infraestrutura, unidade responsável pela condução dos processos relacionados à Operação Lava Jato. Foi ainda Diretor da área técnica responsável pela fiscalização de rodovias. Ocupou os cargos de Secretário de Fiscalização de Infraestrutura de Petróleo e também de Fiscalização de Obras de Energia. Coordenou as fiscalizações do TCU atinentes à Copa do Mundo de 2014. Na área de combate à corrupção e integridade, palestrou em eventos internacionais da ONU, OCDE, além de treinamentos para auditores das Controladorias Gerais de diversos países na América Latina. Palestrante e conferencista em temas afetos à engenharia de custos para o setor público, ao Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), Compliance, Integridade e a licitações e contratos de obras e serviços de engenharia. Formado em engenharia civil pela Universidade de Brasília, trabalhou por mais de dez anos na coordenação de projetos e execução de obras na iniciativa privada.

Investimento

R$ 3.990,00 (por participante)


inscreva-se

Materiais inclusos

Apostila com conteúdo exclusivo do curso e certificado com carga horária (Ambos no formato PDF enviados no email informado).

*O curso será realizado em ambiente virtual ao vivo, por meio da plataforma de videoconferência Zoom e com interatividade em tempo real entre a turma e o professor. Considerando o formato do curso e com o objetivo de promover uma experiência interativa e proveitosa de aprendizagem, recomendamos:

- A utilização de fones de ouvido, microfone e webcam (deixando-a aberta durante o curso, opcionalmente);

- Boa conexão com a internet (de preferência por cabo) e navegador atualizado (Google Chrome, preferencialmente).

Programação

INTRODUÇÃO

- Hermenêutica licitatória

- Visão geral da reforma tributária e da LC

- A reforma tributária e seus principais conceito LC 214/2015

- Período de transição

- Impacto imediato no orçamento e com relação ao equilíbrio dos contratos

- Avaliação geral do impacto da reforma em cada setor produtivo (cadeias complexas de produção e prestação direta de serviços) 

BDI – raio X

- Conceito de custos diretos, indiretos e BDI

- O BDI Decreto 7.983/2013

- Elementos mínimos

- Conceito de “BDI de mercado”

- BDI de referência, com base no Acórdão-TCU 2.622/2013-Plenário

- Base empírica e limitações do Acórdão-TCU 2622/2013-Plenário

- BDI diferenciado para materiais e equipamentos

- Tributos incluídos no BDI

- Jurisprudência do TCU 

AVALIAÇÃO GERAL DA REFORMA TRIBUTÁRIA E IMPACTOS NO BDI

- IVA, CBS E IBS – conceito

- Valores (ainda projetados) de cada tributo e o seu efeito

- Atos posteriores ainda necessários

- Redutor uniforme de IBS/CBS nas compras governamentais

- Exceções para compras presenciais dispensadas de licitação

- Infraestrutura – REIDI mantido e ampliado

- Redutores para pesquisa e desenvolvimento prestados à Administração Pública

- Projetos de reabilitação de zonas históricas/áreas críticas

- Apuração por obra (centro de custo)

- Valor das alíquotas e regras de transição

- Conceito de cumulatividade e não cumulatividade de tributos

- Crédito quando o tomador é não contribuinte

- Cadastro/lastro de imóveis e obras

- Regras setoriais 

IMPACTOS NO BDI

- Efeitos dos tributos que impactam os insumos

-Efeitos dos tributos que impactam o faturamento das empresas

- Efeitos da não cumulatividade e a forma de se apurar o somatório dos tributos sobre o faturamento

- Análise individualizada da não cumulatividade na planilha

- BDI obra a obra

- Mecânica de cálculo e o “esquartejamento” dos custos 

RAIO X – MÃO DE OBRA

- Definição dos salários e dos coeficientes de mão de obra no Sicro e no Sinapi

- Encargos sociais

                Grupos A, B, C e D

- Encargos adicionais

                Alimentação

                EPIs

                Ferramentas

                Vale transporte

                Treinamentos

                Seguros

- Avaliação de cumulatividade de tributos nos custos de mão de obra 

RAIO X – EQUIPAMENTOS

- Definição dos coeficientes produtivos e improdutivos de equipamentos no Sicro e no Sinapi

- Cálculo do custo horário

                Depreciação

                Juros

                Seguros

                Custos de operação (diesel)

                Custos de manutenção

                Mão de obra de operação

- Avaliação de cumulatividade de tributos nos custos de mão de obra

- Regras especiais para a tributação do diesel e efeitos no cálculo da cumulatividade 

RAIO X – MATERIAIS

- Definição dos coeficientes e custos dos materiais no Sicro e no Sinapi

- Avaliação do IVA embutido de cada material e problemas quanto à cadeia produtiva

- Regras específicas de tributação de insumos e efeitos no cálculo do BDI 

RAIO X – CUSTOS INDIRETOS

- Forma de cálculo da mobilização/desmobilização

- Forma de cálculo da instalação do canteiro

- Forma de cálculo da administração local

- Acórdão-TCU-2622/2022-Plenário

- Avaliação do IVA em cada frente de custo 

MECÂNICA DE CÁLCULO DO NOVO BDI

- Sugestão de “abertura” das planilhas de custos e a complexidade da operação

- Cálculo preliminar de IVA devido, com BDI cheio

- Avaliação do tributo já “pago”, em razão da não cumulatividade

- Novo cálculo do IVA e recálculo do BDI 

EFEITOS DA DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMETO NO NOVO CÁLCULO DO BDI

- Raio X da Lei 12.546/2011 e sua modificação, em setembro de 2024

- Valores da desoneração, ano a ano, até 2028

- Efeitos no novo cálculo do BDI em razão a Lei de Desoneração da Folha de Pagamentos 

REEQUILÍBRIO DOS CONTRATOS

- Regras legais para o reequilíbrio

- Ponderação do potencial impacto no valor do BDI

- Ponderação do potencial impacto nos custos dos materiais

- Ponderação do impacto nos valores da mão de obra

- Ponderação sobre o potencial impacto nos custos dos equipamentos

- Efeitos, ano a ano, em razão do período de transição

- Sugestão de metodologia para avaliação do reequilíbrio 

Carga horária: 16 (dezesseis) horas

Horário: Dia 26/10 - 08h30 às 12h30 | 13h30 às 17h30

Dias 27 e 28/10 - 08h30 às 12h30

Indique um amigo

FICHA DE INSCRIÇÃO

Preencha as informações abaixo para inscrever-se!

Cursos Realizados

Servidores Capacitados

Órgãos Públicos Atendidos

Temas ofertados

Nós podemos ligar para você!

Dúvidas ou quer saber mais sobre nossos treinamentos InCompany?

Entre em contato conosco!

Cursos relacionados

Gestão de Facilities - Contratação, Planejamento, Controle, Fiscalização, Sustentabilidade e Tecnologias

10 à 11 de Agosto de 2026

Gestão de Facilities - Contratação, Planejamento, Controle, Fiscalização, Sustentabilidade e Tecnologias

Curso Online

Gestão de Facilities

Contratação, Planejamento, Controle, Fiscalização, Sustentabilidade e Tecnologias

10 e 11 de agosto de 2026 . 08 Horas

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

10 à 11 de Agosto de 2026

Saiba mais

Encontro Nacional de Gestão Pública Municipal

23 à 24 de Setembro de 2026

Encontro Nacional de Gestão Pública Municipal

Evento Híbrido

 Encontro Nacional de Gestão Pública Municipal

 23 e 24 de setembro de 2026 . Híbrido .  16 horas. Curitiba/PR

O Encontro Nacional de Gestão Pública Municipal reúne renomados especialistas com mais de 10 anos de experiência na Advocacia Pública, no qual serão tratados diversos temas contemporâneos afetos à Gestão Pública, Parcerias da Lei 13.019/2014, Licitações e Contratações Públicas, Reforma Tributária, Judicialização de Políticas Públicas. Esses assuntos sensíveis à Administração Pública contarão com a expertise dos conferencistas para abordagem leve, natural e de fácil assimilação, que transformará desafios complexos em soluções práticas.

O cenário de reformas legislativas nacionais, atualização jurisprudencial e a crescente inovação de ferramentas de trabalho, inclusive com inteligência artificial, que repercutem na gestão da Administração Pública, exigem dos agentes públicos constante aprimoramento de suas habilidades para melhor proveito no desempenho das funções que lhe são creditadas.

Nesse contexto, o Encontro Nacional de Gestão Pública Municipal se apresenta como evento de alto nível, sendo vocacionado ao aperfeiçoamento profissional, ampliando o espectro de conhecimento técnico dos participantes, com proposições que passam desde a revisão dos conceitos jurídicos aplicáveis aos temas, a contextualização com a jurisprudencial dos tribunais do País.

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

23 à 24 de Setembro de 2026

Saiba mais

Gestão Patrimonial de Bens e Almoxarifado, Gerência de Ativos, Desfazimentos, Doações, e Leilão na Administração Pública, com foco no novo Decreto nº 12.785/25 que trata da circularidade dos bens

28 à 01 de Outubro de 2026

Gestão Patrimonial de Bens e Almoxarifado, Gerência de Ativos, Desfazimentos, Doações, e Leilão na Administração Pública, com foco no novo Decreto nº 12.785/25 que trata da circularidade dos bens

Curso Online

 Gestão Patrimonial de Bens e Almoxarifado,

Gerência de Ativos, Desfazimentos, Doações, e Leilão na Administração Pública,

com foco no novo Decreto nº 12.785/25 que trata da circularidade dos bens

28 de setembro à 01 de outubro de 2026 . Online . 20 horas

A gestão patrimonial desempenha um papel estratégico na Administração Pública, contribuindo diretamente para a transparência, economicidade, eficiência e sustentabilidade da atuação do Estado. Em um cenário de crescente exigência por responsabilidade fiscal e prestação de contas, torna-se imprescindível que os servidores públicos estejam capacitados e aperfeiçoados em suas atividades, cargos e funções, visando gerir adequadamente os bens e valores públicos sob sua responsabilidade, conforme parágrafo unido do Art. 70 da Constituição Federal/88.

Ao longo da capacitação, serão abordados temas de extrema relevância, como inventário físico, depreciação, avalição e reavaliação, alienação/leilão, incorporação, movimentações, desfazimentos, abandono, inutilização e descarte ambientalmente correto conforme estabelece a Lei n° 12.305/2010, e baixas diversas (desincorporação).

A proposta da capacitação é promover uma transformação na gestão patrimonial.

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

28 à 01 de Outubro de 2026

Saiba mais

Impactos da Reforma Tributária nas Planilhas de Custos e o Reequilíbrio Econômico-Financeiro dos Contratos Administrativos

01 à 02 de Outubro de 2026

Impactos da Reforma Tributária nas Planilhas de Custos e o Reequilíbrio Econômico-Financeiro dos Contratos Administrativos

Curso Online

Impactos da Reforma Tributária nas Planilhas de Custos

e o Reequilíbrio Econômico-Financeiro dos Contratos Administrativos

 01 e 02 de outubro de 2026 . 16 horas

Reforma Tributária promovida pela EC nº 132/2023 e regulamentada pela LC nº 214/2025 inaugura uma das mais profundas transformações estruturais do sistema tributário brasileiro nas últimas décadas.

Mas a grande pergunta que gestores públicos, fiscais de contratos e empresas contratadas precisam responder não é apenas “como ficará o sistema tributário?” A pergunta estratégica é: Como a transição para o IVA Dual impactará contratos administrativos vigentes e futuros?

A implementação do IBS e da CBS, aliada ao novo modelo de creditamento financeiro amplo e ao calendário de transição até 2033, produzirá efeitos diretos e indiretos na formação de preços, na composição da planilha de custos e na manutenção do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos.

Este curso foi estruturado para oferecer uma análise técnica aprofundada, aliando: 

  • Fundamentos constitucionais e legais da reforma
  • Comparação prática entre o sistema atual e o novo modelo
  • Simulações de impacto tributário na prestação de serviços
  • Reflexos concretos na planilha de custos
  • Metodologia estruturada para mensuração de desequilíbrio
  • Fundamentos jurídicos para pedidos de reequilíbrio 

Em um cenário de transformação normativa dessa magnitude, os gestores públicos precisam estar capacitados para análise dos pedidos que certamente chegarão. É medida de responsabilidade administrativa.

METODOLOGIA APLICADA 

A capacitação será desenvolvida mediante metodologia teórico-prática, privilegiando abordagem aplicada à realidade operacional do ente contratante.

Serão utilizados:

  • aulas expositivas dialogadas;
  • análise crítica de casos concretos;
  • estudos de caso;
  • simulações de impactos tributários;
  • exercícios aplicados em planilhas;
  • demonstrações práticas de cálculo;
  • debates técnicos orientados;
  • análise de cenários futuros para contratos administrativos. 

O treinamento possui forte enfoque operacional, especialmente no que se refere à utilização prática das planilhas de custos e formação de preços e aos impactos concretos que a Reforma Tributária importará nas futuras contratações e repactuações contratuais.

 

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

01 à 02 de Outubro de 2026

Saiba mais

Gestão, Operação e Manutenção (O&M) de Usinas Solares Fotovoltaicas para o Setor Público: Da Fiscalização à Alta Performance

07 à 08 de Outubro de 2026

Gestão, Operação e Manutenção (O&M) de Usinas Solares Fotovoltaicas para o Setor Público: Da Fiscalização à Alta Performance

Curso Online

Gestão, Operação e Manutenção (O&M) de Usinas Solares Fotovoltaicas para o Setor Público:

Da Fiscalização à Alta Performance

07 e 08 de outubro de 2026 . 08 horas

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

07 à 08 de Outubro de 2026

Saiba mais

Pesquisa de Preços nas Contratações Públicas com Apoio de Inteligência Artificial

08 à 09 de Outubro de 2026

Pesquisa de Preços nas Contratações Públicas com Apoio de Inteligência Artificial

Curso Online 

Pesquisa de Preços nas Contratações Públicas com apoio de Inteligência Artificial

 08 e 09 de outubro de 2026 . 16 horas

A pesquisa de preços é uma das etapas mais relevantes da fase preparatória das contratações públicas, sendo fundamental para assegurar a economicidade, a eficiência, a transparência e a conformidade com a Lei nº 14.133/2021. Uma pesquisa de preços bem estruturada reduz riscos de sobrepreço, superfaturamento, fracasso da licitação e apontamentos pelos órgãos de controle. 

Ao mesmo tempo, a Inteligência Artificial vem se consolidando como uma importante ferramenta de apoio às atividades administrativas, possibilitando maior produtividade na organização, análise e revisão das pesquisas de preços, sem substituir a atuação técnica e a responsabilidade do agente público. 

Este curso apresenta uma abordagem prática e atualizada sobre os procedimentos legais e metodológicos da pesquisa de preços, demonstrando como utilizar recursos de Inteligência Artificial de forma ética, segura e alinhada às boas práticas da Administração Pública. Ao longo da capacitação, os participantes desenvolverão competências para elaborar pesquisas de preços mais consistentes, documentadas e tecnicamente fundamentadas, utilizando a IA como ferramenta de apoio na análise de informações, elaboração de justificativas e revisão dos documentos da fase preparatória. 

Com foco na aplicação prática, o curso reúne estudos de caso, exemplos reais, modelos de documentos, checklists e exercícios que permitem ao participante aplicar imediatamente os conhecimentos adquiridos em sua rotina de trabalho.

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

08 à 09 de Outubro de 2026

Saiba mais

Manutenção Predial com Acessibilidade Aplicada - Conforme a NBR 9050/2020, NBR 16537/2024

20 à 22 de Outubro de 2026

Manutenção Predial com Acessibilidade Aplicada - Conforme a NBR 9050/2020, NBR 16537/2024

Curso Online  

Manutenção Predial com Acessibilidade Aplicada

Conforme a NBR 9050/2020, NBR 16537/2024 | Lei Brasileira de Inclusão e demais leis de Acessibilidade | Modelagens de Contratação | Uso de Facilities | O Planejamento e a Formação de preços dos Serviços | Disposições da nova lei de licitações e contratos aplicáveis à Contratação de Manutenção Predial

 20 A 22 DE OUTUBRO DE 2026 . 24 HORAS  

Estima-se que cerca de 75% do custo total de propriedade refiram-se aos dispêndios com manutenção, conservação e operação dos empreendimentos, sendo os 25% dos gastos restantes relacionados com a elaboração de projetos e a construção propriamente dita. Ou seja, em termos de relevância da despesa pública, a manutenção dos bens públicos existentes consome volume de recursos consideravelmente superior aos dispendidos nos novos investimentos.

Do ponto de vista do cidadão e do usuário da obra pública, é a adequada a gestão do empreendimento que assegurará a maximização do usufruto pela sociedade. Os investimentos na construção de hospitais não produzirão os resultados almejados se os equipamentos e instalações não se encontrarem em estado adequado de manutenção. As vias existentes não permitirão condições adequadas de trafegabilidade sem conservação rotineira e eficiente.

Dessa forma, a presente capacitação objetiva apresentar os aspectos técnicos e jurídicos envolvidos na contratação de serviços de manutenção predial pela Administração Pública, afinal, de pouco adianta executar novos empreendimentos para melhorar a qualidade de vida do cidadão, se aqueles existentes se encontram deteriorados ou em funcionamento inadequado.

No treinamento, o participante terá a oportunidade de conhecer questões polêmicas e atuais sobre os principais métodos de contratação e aspectos relevantes na licitação de manutenção e conservação de obras públicas. Será avaliado o pagamento dos serviços por posto de trabalho ou por demanda de serviços, com exposição detalhada do novo modelo de manutenção predial adotado pelo Tribunal de Contas da União

Além disso será abordada a viabilidade da contratação de manutenção predial mediante o uso do sistema de registro de preços, bem como o uso de Acordos de Nível de Serviço ou Instrumentos de Medição por Resultado na Manutenção Predial.

De particular relevância ao curso, será a exposição da utilização dos contratos de facilities para a gestão da manutenção predial, explorando as principais vantagens e riscos dessa forma de contratação. 

A capacitação ora proposta abrangerá a exposição de todas os institutos trazidos pela nova Lei de Licitações e Contratos, Lei 14.133/2021, para a contratação de serviços de manutenção predial e acessibilidade aplicada, esta com conteúdo atualizado para 2026, conforme as NBR 9050/2020, versão corrigida em 2021, a novíssima atualização da NBR 16537/24 referente a piso tátil, a lei brasileira da inclusão, o estatuto do idoso, as resoluções do Contran para sinalização de vagas e novos decretos federais DF9296/2018, DF9451/2018. 

São várias novidades a serem exploradas com relevantes impactos na licitação desse tipo de serviço. Como exemplo, podemos citar o contrato de fornecimento contínuo ou o novo regime de fornecimento e prestação de serviço associado, em que o fornecedor responsável pelo fornecimento do bem ou execução da obra assume a sua posterior operação e manutenção.

Finalmente, o curso também abordará de forma aprofundada a precificação dos serviços de manutenção predial e acessibilidade aplicada.

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

20 à 22 de Outubro de 2026

Saiba mais

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

HostFirewall